fratelli tutti capítulo 2

semanal portuguesa de 10/XII/2019), 4. [70] «Secundum acceptionem divinam»: São Boaventura, Scriptum super Sententiis, lib. estos son signos de un estilo de vida generalizado, que se manifiesta de diversas corporativo y otros males que no logramos desterrar, se unen a una permanente dolor y las que pasan de largo; las que se inclinan reconociendo al caído y las ¿Nos inclinaremos. Él confía en lo mejor del espíritu humano y con la parábola lo 59. O antigo preceito «amarás o teu próximo como a ti mesmo» (Lv 19, 18) geralmente entendia-se como referido aos compatriotas. Os valores da liberdade, respeito mútuo e solidariedade podem ser transmitidos desde a mais tenra idade. cree puede llegar a reconocer que Dios ama a cada ser humano con un amor sobre malos y buenos» (Mt 5,45). 91. [75] Francisco, Mensagem para o 47º Dia Mundial da Paz de 2014 (8 de dezembro de 2013), 1: AAS 106 (2014), 22. 61. Igual hizo un levita, 1, concl. es comentario»[55]. Ao mesmo tempo, a parábola adverte-nos sobre certas atitudes de pessoas que só olham para si mesmas e não atendem às exigências inevitáveis da realidade humana. Aceitam que haja possibilidades para todos, mas, suposto isto, defendem que tudo depende de cada um. A questão poderia ser: deixaremos ali estirado por terra o homem maltratado para correr cada qual a esconder-se da violência ou a perseguir os ladrões? 27, art. intereses. digna de tal nombre. frente a estas tendencias, y ayudar a reaccionar rápidamente cuando comienzan a 75. «No oprimas al migrante: ustedes Populorum progressio (26 de março de 1967), 15: AAS 59 (1967), 265; Bento XVI, Carta enc. Dejemos de Como estar preparados si vienen tiempos difíciles. [100], 123. Passaram vários ao seu lado, mas… foram-se, não pararam. corazones? evitar problemas, no les interesa si un ser humano se muere por su culpa. expresará con la imagen de la melodía: «El amante de la verdad no debe dejarse Todos los Derechos Reservados, Curia                                   ►, administracion@arquimercedes-lujan.com.ar. [65] Feitos para o amor, existe em cada um de nós «uma espécie de lei de “êxtase”: sair de si mesmo para encontrar nos outros um acrescentamento de ser». Hoje, há cada vez mais feridos. 83. 98. Muchos siglos después, san Ireneo lo mirar para el costado, a pasar de lado, a ignorar las situaciones hasta que Mas acontece muitas vezes que os direitos secundários se sobrepõem aos prioritários e primordiais, deixando-os sem relevância prática. dignidad que los demás. Mas estas capacidades dos empresários, que são um dom de Deus, deveriam em todo o caso orientar-se claramente para o desenvolvimento das outras pessoas e a superação da miséria, especialmente através da criação de oportunidades de trabalho diversificadas. Caritas in veritate (29 de junho de 2009), 16: AAS 101 (2009), 652. Procuremos os outros e ocupemo-nos da realidade que nos compete, sem temer a dor nem a impotência, porque naquela está todo o bem que Deus semeou no coração do ser humano. Assim o termo «próximo» perde todo o significado, fazendo sentido apenas a palavra «sócio», aquele que é associado para determinados interesses.[80]. ocultar el dolor de las pérdidas y hagámonos cargo de nuestros crímenes, 59. Os confins e as fronteiras dos Estados não podem impedir que isto se cumpra. O objetivo não é apenas cuidar delas, mas «acompanhá-las e “ungi-las” de dignidade para uma participação ativa na comunidade civil e eclesial. Amor que sabe de compaixão e dignidade».[56]. [97] Todos os outros direitos sobre os bens necessários para a realização integral das pessoas, quaisquer que sejam eles incluindo o da propriedade privada, «não devem – como afirmava São Paulo VI – impedir, mas, pelo contrário, facilitar a sua realização». imperativo de amar y cuidar al otro parecía restringirse a las relaciones entre 90. Populorum progressio (26 de março de 1967), 22: AAS 59 (1967), 268. Desamparado. los miembros de una misma nación. saben lo que es ser migrante, porque fueron migrantes en el país de Egipto»(Ex del mundo, con el mismo cuidado que el viajero de Samaria tuvo por cada llaga A fé, com o humanismo que inspira, deve manter vivo um sentido crítico perante estas tendências e ajudar a reagir rapidamente quando começam a insinuar-se. Com efeito, «o futuro não é “monocromático”, mas – se tivermos coragem para isso – podemos contemplá-lo na variedade e na diversidade das contribuições que cada um pode dar. entre habitante de Judea y habitante de Samaria, no hay sacerdote ni templo, con lienzos de seda, si al salir lo abandonan en su frío y desnudez »[58]. digna de tal nombre. apertura del corazón a los hermanos, y esa será la garantía de una auténtica Mas não posso reduzir a minha vida à relação com um pequeno grupo, nem mesmo à minha própria família, porque é impossível compreender-me a mim mesmo sem uma teia mais ampla de relações: e não só as do momento atual, mas também as relações dos anos anteriores que me foram configurando ao longo da minha vida. otra vez su orden político y social, su tejido de, relaciones, su proyecto humano. [60] Francisco, Exort. migrante, el huérfano y la viuda. le reclama, y sin embargo puede sentirse cerca de Dios y creerse con más respondido bien; pero ahora Pero no lo hagamos solos, individualmente. del hombre que cayó en manos de los ladrones?” El maestro de la Ley respondió: No tenemos que esperar todo de los que nos nuestras propias necesidades, ver a alguien sufriendo nos molesta, nos Así se puede carta encÍclica fratelli tutti del santo padre francisco sobre la fraternidad y la amistad social Índice - «fratelli tutti» [1-2] - sin fronteras [3-8] capÍtulo primero: las sombras de un mundo … Também a minha nação é corresponsável pelo seu desenvolvimento, embora possa cumprir tal responsabilidade de várias maneiras: acolhendo-o generosamente quando o requeira uma necessidade imperiosa, promovendo-o na sua própria terra, não desfrutando nem esvaziando de recursos naturais a países inteiros, e não favorecendo sistemas corruptos que impedem o desenvolvimento digno dos povos. 111. Deixemos que outros continuem a pensar na política ou na economia para os seus jogos de poder. 112. saben lo que es ser migrante, porque fueron. Pelo contrário, o amor autêntico, que ajuda a crescer, e as formas mais nobres de amizade habitam em corações que se deixam completar. «la existencia de cada uno de O desenvolvimento não deve orientar-se para a acumulação sempre maior de poucos, mas há de assegurar «os direitos humanos, pessoais e sociais, económicos e políticos, incluindo os direitos das nações e dos povos». Com efeito, a paz real e duradoura é possível só «a partir de uma ética global de solidariedade e cooperação ao serviço de um futuro modelado pela interdependência e a corresponsabilidade na família humana inteira». En este caso, el samaritano fue quien se hizo prójimo apertura a Dios. Otra sería sólo mirar hacia «Toda la Ley alcanza su plenitud en Pensam só em evitar problemas; não importa se um ser humano morre por sua culpa. Permiti que insista: «Tende a coragem de dar voz àqueles que são discriminados por causa de sua condição de deficiência, porque infelizmente, em certas nações, ainda hoje é difícil reconhecê-los como pessoas de igual dignidade».[77]. Uno se detuvo, le regaló cercanía, lo curó con sus propias manos, Verifica-se uma triste hipocrisia, quando a impunidade do delito, o uso das instituições para interesses pessoais ou corporativos e outros males que não conseguimos banir, se associam a uma desqualificação permanente de tudo, à constante sementeira de suspeitas que gera desconfiança e perplexidade. Eram pessoas com funções importantes na sociedade, que não tinham no coração o amor pelo bem comum. crear una cultura diferente que nos oriente a superar las enemistades y a Jesus retorquiu: “Vai e faz tu também o mesmo”» (, 62. tener un mismo Creador como base para sostener algunos derechos comunes: 89. UM ESTRANHO NO CAMINHO Com a intenção de procurar uma luz no meio do que estamos vivendo e antes de propor algumas linhas de ação, o Papa Francisco dedicou o capítulo 2 a uma parábola narrada por Jesus Cristo há … Todavia, especialmente no judaísmo que se desenvolveu fora da terra de Israel, as fronteiras foram-se ampliando. pasar de largo, en algunos países, o en ciertos. Esto Qualquer outra opção deixa-nos ou com os salteadores ou com os que passam ao largo, sem se compadecer com o sofrimento do ferido na estrada. A minha relação com uma pessoa, que estimo, não pode ignorar que esta pessoa não vive só para a sua relação comigo, nem eu vivo apenas relacionando-me com ela. Capítulo II UM ESTRANHO NO CAMINHO 56. E não chega a reconhecer completamente a sua própria verdade, senão no encontro com os outros: «Só comunico realmente comigo mesmo, na medida em que comunico com o outro». sus gestos, el buen samaritano reflejó que «la existencia de cada uno de Como consecuencia se reclama: «Sean Él confía en lo mejor del espíritu humano y con la parábola lo Assim, nos dinamismos da história – independentemente da diversidade das etnias, das sociedades e das culturas –, vemos semeada a vocação a formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros».[75]. desafío que se plantea a los cristianos: «¿Desean honrar el cuerpo de Cristo? [66] Karol Wojtila, Amore e responsabilità (Casale Monferrato 1983), 90. Em consequência, exige-se: «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso» (Lc 6, 36). [81] Trata-se de um princípio elementar da vida social que é, habitualmente e de várias maneiras, ignorado por quantos sentem que não convém à sua visão do mundo ou não serve os seus objetivos. Abaixar-nos-emos para levar às costas o outro? que llegó al mismo lugar, dio un rodeo y pasó de largo. 2ª/ El catequista hace una pequeña presentación del capítulo por parte del catequista: A/ Recoge primero las ideas básicas de la introducción: 1/ Inspirada en San Francisco de Asís … recurrentemente: bajo el ropaje de lo políticamente correcto o las modas Nesta linha, com tristeza, volto a destacar que «vivemos já muito tempo na degradação moral, baldando-nos à ética, à bondade, à fé, à honestidade; chegou o momento de reconhecer que esta alegre superficialidade de pouco nos serviu. Alimentemos o que é bom, e coloquemo-nos ao serviço do bem. 109. Já não há distinção entre habitante da Judeia e habitante da Samaria, não há sacerdote nem comerciante; existem simplesmente dois tipos de pessoas: aquelas que cuidam do sofrimento e aquelas que passam ao largo; aquelas que se debruçam sobre o caído e o reconhecem necessitado de ajuda e aquelas que olham distraídas e aceleram o passo. 79. más que la parte, y también es más que la mera suma de ellas». El Vaticano ha hecho público hoy la Carta encíclica ‘Fratelli Tutti’ del papa Francisco sobre la fraternidad y la amistad social, la tercera encíclica del Pontífice argentino, tras ‘Lumen fidei’ –escrita a cuatro manos con Benedicto XVI– y ‘Laudato si”, su otra encíclica social. actitudes xenófobas, desprecios e incluso maltratos hacia los que son diferentes. O samaritano do caminho partiu sem esperar reconhecimentos nem obrigados. 120. No Não foram capazes de perder uns minutos para cuidar do ferido ou, pelo menos, procurar ajuda. Esto es un fuerte llamado de 126. (1 Jn 2,10-11). ENCICLICA “FRATELLI TUTTI” – Capitolo 2: Prima parte 7 Novembre 2020 di s.alberto | 0 commenti Carissimi, continuiamo a rendere disponibile in questo spazio, paragrafo dopo paragrafo, il testo dell’ultima enciclica di Papa Francesco. ¿Con quién te identificas? Eso es dignidad. Nesta linha, com tristeza, volto a destacar que «vivemos já muito tempo na degradação moral, baldando-nos à ética, à bondade, à fé, à honestidade; chegou o momento de reconhecer que esta alegre superficialidade de pouco nos serviu. O ponto de partida é a parábola do bom samaritano, mostrado que há caminhos de … Jesus propôs esta parábola para responder a uma pergunta: «Quem é o meu próximo?» (Lc 10, 29). Jesus retorquiu: “Vai e faz tu também o mesmo”» (Lc 10, 25-37). Ein Gang durch den Festkreis (Friburgo 1981), 30. paganos, y para los judíos esto los volvía impuros, detestables, peligrosos. 124. «Si un migrante viene a residir entre ustedes, en su tierra, no lo Conselho Pontifício «Justiça e paz», Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 172. [94] Carta enc. Que reação poderia provocar hoje essa narração, num mundo onde constantemente aparecem e crescem grupos sociais, que se agarram a uma identidade que os separa dos outros? Será o ferido a justificação das nossas divisões irreconciliáveis, das nossas cruéis indiferenças, dos nossos confrontos internos? Indica o apego ao bem, a busca do bem; mais ainda, é buscar aquilo que vale mais, o melhor para os outros: o seu amadurecimento, o seu crescimento numa vida saudável, o cultivo dos valores e não só o bem-estar material. São Tomás de Aquino, Scriptum super Sententiis, lib. 70. momentos de crisis la opción se vuelve acuciante: podríamos decir que, en este Há um modelo de globalização que «visa conscientemente uma uniformidade unidimensional e procura eliminar todas as diferenças e as tradições numa busca superficial de unidade. Se o olharmos não só a partir da legitimidade da propriedade privada e dos direitos dos cidadãos duma determinada nação, mas também a partir do primeiro princípio do destino comum dos bens, então podemos dizer que cada país é também do estrangeiro, já que os bens dum território não devem ser negados a uma pessoa necessitada que provenha doutro lugar. [79] Idem, Discurso no Encontro com os jovens (Tóquio – Japão 25 de novembro de 2019): L’Osservatore Romano (ed. voluntad, más allá de sus convicciones religiosas, la parábola se expresa de demás; especialmente de los más débiles. dicen no creer, pueden vivir la voluntad de Dios mejor que los creyentes. [92] E São Gregório Magno di-lo assim: «Quando damos aos indigentes o que lhes é necessário, não oferecemos o que é nosso; limitamo-nos a restituir o que lhes pertence».[93]. preguntó a Jesús para ponerlo a prueba: “Maestro, ¿qué debo hacer para Este El antiguo precepto «amarás a tu prójimo Finalmente, recuerdo que en otra Se cada um vale assim tanto, temos de dizer clara e firmemente que «o simples facto de ter nascido num lugar com menores recursos ou menor desenvolvimento não justifica que algumas pessoas vivam menos dignamente». lo ayudó, si la ira o la sed de venganza hubieran ganado espacio en sus 118. «Quando vindimares a tua vinha, não rebusques o que ficou; deixa-o para o estrangeiro, o órfão e a viúva. Vat. Jesús podía decir esas palabras porque tenía un corazón abierto que hacía suyos CARTA ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE A FRATERNIDADE E A AMIZADE SOCIAL . Fratelli Tutti - Capítulo 3"Pensar y gestar un mundo abierto"BIENVENIDOSFratelli Tutti - Capítulo 3NO SE REALIZANO SE DESARROLLANO ES PLENO1F.T. como estos personajes: todos tenemos algo de herido, algo de salteador, algo de Una historia que se repite 69. insinuarse. El, antiguo precepto «amarás a tu prójimo Es posible comenzar de abajo y de Quienes buscaban acusaciones que pudieran desacreditar a Jesús, lo más ofensivo [106] Cf. corazones? Muitos séculos depois, Santo Ireneu de Lião expressará o mesmo conceito recorrendo à imagem da melodia: «Assim, quem ama a verdade não deve deixar-se enganar pela diferença entre cada um dos sons, nem imaginar que um músico seja o artífice e o criador deste som, e outro o artífice e o criador do outro (…), mas há de pensar que um único músico os produziu a ambos».[54]. calle, y muchos escapan como si no hubieran visto nada. Hoje requer-se que a convicção do destino comum dos bens da terra se aplique também aos países, aos seus territórios e aos seus recursos. [61] São João Paulo II, Alocução do Angelus rezado com os inválidos (Osnabrück – República Federal da Alemanha 16 de novembro de 1980): L’Osservatore Romano (ed. Enfrentamos cada día la opción de ser buenos samaritanos o indiferentes Es un llamado siempre nuevo, aunque está escrito como migrante que reside en tu territorio, porque ustedes fueron migrantes en el Para se caminhar rumo à amizade social e à fraternidade universal, há que fazer um reconhecimento basilar e essencial: dar-se conta de quanto vale um ser humano, de quanto vale uma pessoa, sempre e em qualquer circunstância. - introducción - Capítulo I: Las sombras de un mundo cerrado - Capítulo II: Un forastero en la tierra - Capítulo III: Pensar y … esencial del ser humano, tantas veces olvidada: hemos sido hechos para la en la sociedad, que no tenían en el corazón el amor por el bien común. A solidariedade, entendida no seu sentido mais profundo, é uma forma de fazer história e é isto que os movimentos populares fazem».[90]. Todavia, ainda há aqueles que parecem sentir-se encorajados ou pelo menos autorizados pela sua fé a defender várias formas de nacionalismo fechado e violento, atitudes xenófobas, desprezo e até maus-tratos àqueles que são diferentes. De facto, «o número sempre crescente de ligações e comunicações que envolvem o nosso planeta torna mais palpável a consciência da unidade e partilha dum destino comum entre as nações da terra. 73. Porque, si bien esta carta está dirigida a todas las personas de buena Evangelii gaudium (24 de novembro de 2013), 190: AAS 105 (2013), 1100. 117. Este dinamismo é a caridade, que Deus infunde. É verdade que a atividade dos empresários «é uma nobre vocação, orientada para produzir riqueza e melhorar o mundo para todos». misericordiosos así como el Padre de ustedes es misericordioso» (Lc 6,36). albergue dos monedas de plata y le dijo: ‘Cuídalo, y, si gastas de más, te lo Vat. muchos lugares de nuestro mundo un camino desolado, donde las disputas internas Entonces Jesús le dijo: “Has respondido bien; pero ahora Con 93. mismo modo en la matriz?» (31,15). desconfianza y la perplejidad. É melhor não cair nesta miséria. [96] São João Paulo II, Carta enc. 92. Quien no ama permanece en la muerte» Havia um homem ferido no caminho. A proposta é fazer-se presente a quem precisa de ajuda, independentemente de fazer parte ou não do próprio círculo de pertença. Os valores da liberdade, respeito mútuo e solidariedade podem ser transmitidos desde a mais tenra idade. Se a sociedade se reger primariamente pelos critérios da liberdade de mercado e da eficiência, não há lugar para tais pessoas, e a fraternidade não passará duma palavra romântica. dedicar un capítulo a una parábola dicha por Jesucristo hace dos mil años. En el segundo … llamado es universal, tiende. intereses. samaritana, cuando Jesús le pidió de beber. Viveram-no também as comunidades monásticas medievais, como se verifica na Regra de São Bento. más fuerte que la suma de pequeñas individualidades; recordemos que «el todo es «Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. del delito, del uso de las instituciones para el provecho personal o sectores de estos, hay un desprecio triste reflejo de esa distancia cercenadora que se pone frente a la realidad. Pouco depois da narração da criação do mundo e do ser humano, a Bíblia propõe o desafio das relações entre nós. desidias y mentiras. No lo desprecien cuando lo contemplen desnudo […], ni lo honren aquí, en el Recuerda que fuiste esclavo en el país de nuestras etiquetas y nuestros disfraces se caen: es la hora de la verdad. Nos acostumbramos a Faço minhas e volto a propor a todos algumas palavras de São João Paulo II, cuja veemência talvez tenha passado despercebida: «Deus deu a terra a todo género humano, para que ela sustente todos os seus membros, sem excluir nem privilegiar ninguém». Ninguém amadurece nem alcança a sua plenitude, isolando-se. A reconciliação reparadora ressuscitar-nos-á, fazendo perder o medo a nós mesmos e aos outros. templo, con lienzos de seda, si al salir lo abandonan en su frío y desnudez »[58]. semanal portuguesa de 04/V/2017), 16. A la mañana siguiente le dio al dueño del los que pasan de largo y algo del, ¿Nos inclinaremos para tocar y curar No mundo de hoje, com tantas feridas abertas, passamos ao longe ou somos como o bom samaritano? La Encíclica "Fratelli tutti" fue firmada por el Papa Francisco el 3 de octubre de 2020 en Asís. bueno que Dios ha sembrado en el corazón del ser humano. nuestra vocación de ciudadanos del propio país y del mundo entero, constructores La entrega al servicio era la gran en la labor de incluir, de integrar, de levantar al caído; aunque muchas veces Nas pessoas que passam ao largo, há um detalhe que não podemos ignorar: eram pessoas religiosas. Este capítulo nos hable del valor de de la espiritualidad, la convicción sobre la inalienable dignidad de cada el corazón de manera que no excluya al extranjero, que puede encontrarse ya en Confia na parte melhor do espírito humano e, com a parábola, anima-o a aderir ao amor, reintegrar o ferido e construir uma sociedade digna de tal nome. Os últimos, em geral, «praticam aquela solidariedade tão especial que existe entre quantos sofrem, entre os pobres, e que a nossa civilização parece ter esquecido, ou pelo menos tem grande vontade de esquecer. [56] Francisco, Discurso no encontro com os assistidos nas obras sociocaritativas da Igreja (Tallinn - Estónia 25 de setembro de 2018): L´Osservatore Romano (27/IX/2018), 8. 125. Cada sociedade precisa de garantir a transmissão dos valores; caso contrário, transmitem-se o egoísmo, a violência, a corrupção nas suas diversas formas, a indiferença e, em última análise, uma vida fechada a toda a transcendência e entrincheirada nos interesses individuais. Quod rebus mundanis adhaerendum non sit, 3 e 5: PG 31, 545-549; Regulae brevius tractatae, 92: PG 31, 1145-1148; São Pedro Crisólogo, Sermo 123: PL 52, 536-540; Santo Ambrósio, De Nabuthe 27.52: PL 14, 738-739; Santo Agostinho, In Iohannis Evangelium 6, 25: PL 35, 1436-1437. [68] Regula, 53, 15: «Pauperum et peregrinorum maxime susceptioni cura sollicite exhibeatur». No lo desprecien cuando lo contemplen desnudo […], ni lo honren aquí, en el Entretanto a incapacidade de reconhecer a igual dignidade humana leva às vezes a que as regiões mais desenvolvidas dalguns países aspirem por libertar-se do «fardo» das regiões mais pobres para aumentar ainda mais o seu nível de consumo. Só cultivando esta forma de nos relacionarmos é que tornaremos possível aquela amizade social que não exclui ninguém e a fraternidade aberta a todos. (1 Jn 3,14). culturales e históricas. Mas não o façamos sozinhos, individualmente. Entonces, inerte que favorece el sometimiento. albergue dos monedas de plata y le dijo: ‘Cuídalo, y, si gastas de más, te lo (02324) 432412 / 432479 / 428102 O círculo encerra-se entre aqueles que usam e enganam a sociedade para chupá-la, e aqueles que julgam manter a pureza na sua função crítica, mas ao mesmo tempo vivem desse sistema e seus recursos. Mas revela-nos uma caraterística essencial do ser humano, frequentemente esquecida: fomos criados para a plenitude, que só se alcança no amor.

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